quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Canoa Ecológica 21ª edição - 2007

17/10/2007 - 12:21
Catarinenses fazem 21ª edição da prova Canoa Ecológica neste sábado

A 21° edição da Canoa Ecológica, tradicional prova de canoagem em Santa Catarina, é realizada para despertar conscientização ambiental e preservação dos rios da bacia hidrográfica do rio Itapocu, na região de Jaraguá do Sul (SC)

Por Iran Schleder
Da Assessoria de Imprensa da CBCa

Cerca de setenta canoístas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo participam neste sábado, dia 20, do 21° Encontro Canoa Ecológica, em Santa Catarina. O evento, que vem a ser um dos maiores encontros ecológicos do sul do Brasil, terá um percurso de 80km no rio Itapocu com saída marcada para às 07h de Jaraguá do Sul direção à Barra Velha.

“A Canoa Ecológica fecha as ações de limpeza dos rios da região. Nossa intenção, desde a primeira edição do evento, é conscientizar toda a sociedade sobre a importância da preservação ambiental, além é claro, da prática do esporte”, disse Marciano dos Santos, organizador do 21° Encontro Canoa Ecológica.

Na edição do ano passado o atleta mais jovem a participar do evento foi Cauan Cardoso, de três anos e, o mais idoso, foi Victor Behling, de 69 anos. Durante o trajeto os canoístas fotografam, filmam, anotam e comparam a situação dos rios em relação aos anos anteriores e, no final, elaboram um documento que é encaminhado para autoridades da região. O percurso é belo, onde os canoístas observam paisagens, corredeiras, pedras, represas; no entardecer chegam à foz do rio Itapocu e se dirigem ao centro de Barra Velha, onde os canoístas são recepcionados, premiados e participam de uma confraternização.

“O Encontro Canoa Ecológica conta com uma equipe de apoio por terra em todo o trajeto, para fornecimento de água, frutas e sanduíches. O uso do colete salva vidas é obrigatório e os menores de 18 anos devem ser autorizados pelos pais para participar”, informou dos Santos.

O Encontato Canoa Ecologica é organizado pela Federação de Canoagem do Estado de Santa Catarina e conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Barra Velha, Prefeitura Municipal de Jaraguá dos Sul, WEG Equipamentos Elétricos S.A. Duas Rodas Industrial, Associação Bio Radical de Canoagem, Clube de Canoagem Kentucky, Associação Schroedense de Canoagem e Clube de Canoagem Barra Velha.

PROGRAMAÇÃO
19 de outubro
Até 21h, recepção dos atletas, no Clube de Canoagem Kentucky – CANOKEN
Rua 13 de Maio – 141, Bairro Zcerniewicz, Jaraguá do Sul – SC
Próximo a Ponte Maria Grubba.

20 de outubro (Sábado)
6h – café da manhã – Clube de Canoagem Kentucky
7h - concentração e largada.
12h
Almoço na Fazenda Hemmendorfer (Salto de Guamiranga).
18h
Encerramento
19h30
Jantar e premiação – (Restaurante Cheff Brasil, Av. Santa Catarina – prox. ao trevo)

http://www.revistapesca.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ultda0d6c813283a2da2fdf4d8bc927566f