sábado, 6 de novembro de 2004

XVIII Encontro Canoa Ecológica - 2004

XVIII Encontro Canoa Ecológica - Release
No dia 06 de novembro de 2004, o clube de canoagem Kentucky realizou o XVIII Encontro Canoa Ecológica Verde e Vida Rio Itapocú, com a participação de 22 atletas e 15 pessoas de apoio que desafiaram os 85 km do Rio Itapocú.

O tradicional percurso é de Jaraguá do Sul até Barra Velha (100 km), mas aproximadamente 15 km, não pode ser realizado, pois o trecho da sede do Kentucky até a barragem de Guaramirim não apresentou o volume de água suficiente para realizar a largada em Jaraguá, com pouca água, teríamos muitos caiaques danificados devido a grande quantidade de pedras.

Em Guaramirim, o sócio do Kentucky Adilson Pommerening fez a abertura oficial do encontro e orientou todos os participantes a vistoriar todo o trajeto restante para que no final do passeio, registrassem num relatório.

Durante o percurso, tudo ocorreu dentro da normalidade e a chegada aconteceu às 18:20hs no final da lagoa de Barra Velha sob fortes aplausos das equipes de apoio e moradores daquela cidade que prestigiaram a chegada.

Todos os participantes e também a equipe de apoio foram recepcionados no restaurante Água na Boca com uma deliciosa feijoada onde todos receberam camisetas alusivas do evento e mais um troféu personalizado.

Pontos Negativos

Durante o passeio, todos os participantes observaram o leito do rio e o que chamou a atenção de todos foi a grande quantidade de tragas retirando areia do rio que não respeitam o limite das margens, causando ereções constantes.

Pontos positivos

A diminuição de lixo, reflorestamento em vários pontos, menos poluição da água e há 3 anos que não registramos desmatamento que é ótimo.

O que se esperava acabou se confirmando, o nível de poluição vem diminuindo e um dos fatores é a conscientização da população e também as empresas da região vem contribuindo em muito, acreditamos que poderá ser da própria conscientização e também em virtude da certificação da ISO 14000 que trata do Meio Ambiente que as grandes empresas de Jaraguá possuem, onde podemos destacar a Marisol, Duas Rodas , WEG S.A e Zanotti alem de outras que ainda não é de nosso conhecimento.

Este evento foi realizado graças aos patrocinadores O Boticário, ANODIPLAC, Bretzke Alimentos Ltda, Secretaria do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul e Prefeitura de Barra Velha.
Apoio de Convention, Marisol, Duas Rodas, WEG Industria S.A, Zanotti, Jangada e Federação de Canoagem do Estado de Santa Catarina (FECESC).



Adilson Pommerening
Diretor de Relações Públicas da Fecesc.