domingo, 15 de agosto de 2010

2º Canoísta de Ferro

O Clube de Canoagem Kentucky realizou no último final de semana, a 2ª. edição do Canoísta de Ferro, evento no qual os canoístas começam a remar a partir da praça central na lagoa de Barra Velha e sobem o rio Itapocu “remando 60 Km rio acima” até a chegada na represa da cidade de Guaramirim. O desnível do trajeto é de 30 metros, começando ao nível do mar e subindo em direção ao norte catarinense.


Histórico:

Há aproximadamente 25 anos o Kentucky realiza o tradicional “Encontro Canoa Ecológica Verde Vale Itapocú”, evento em que mais de 70 canoístas remam durante um dia inteiro de Guaramirim até o mar, chegando na cidade de Barra Velha.

No ano passado, alguns canoístas resolveram inovar, tentando remar o mesmo trajeto rio acima, desafiando a gravidade das águas, porém a iniciativa não teve sucesso devido a uma cheia inesperada no rio.

No último sábado, 9 canoístas, que contaram com o apoio da Cativa Malhas, resolveram quebrar este limite, largando de Barra Velha às 07:45 em direção a Guaramirim. Durante 10 horas enfrentaram constantemente fortes rajadas de ventos contrários e nas primeiras 3 horas influência direta da maré vazante, gerando forte correnteza contrária aos canoístas. Durante o sábado foi possível chegar até a ponte de Guamiranga, já no final da tarde. Neste trecho foram necessárias 3 portagens, pontos em que devido ao desnível repentino do rio, os canoístas precisam desembarcar do caiaque e subir pelas pedras por alguns metros.

No domingo, os canoístas retomaram o percurso a partir da ponte e concluíram o desafio chegando na represa de Guaramirim por volta das 10:20 horas.

Ao final do desafio vencido, apesar do cansaço e dos inúmeros calos nas mãos, os canoístas começaram a planejar a 3ª. edição do canoísta de ferro, ainda mais desafiadora, que deverá ser realizada em um único dia.

Alguns números do desafio:

60 Km de distância percorrida

Apenas 3 portagens

11 horas remando

Cerca de 70.000 mil remadas por canoísta


O Clube de Canoagem Kentucky agradece o apoio da Cativa Têxtil.

Colaboração: Marcos Zanghelini marcos_zanga@yahoo.com.br

(Em breve mais fotos)