quinta-feira, 21 de julho de 2011

Medidor de nível dos rios

Jaraguá do Sul está se preparando para as catástrofes naturais, que estão se tornando frequentes nesses últimos anos. O Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em parceria com a administração municipal pretendem até dezembro instalar medidores de nível dos rios de Jaraguá do Sul. A princípio serão instalados 10 medidores. Além de outros equipamentos como sensores pluviométricos, medidor de umidade do solo e rádios transmissores. O coordenador do curso de Sistema de Informação e Análise do Centro Universitário Católica de SC, Maurício Henning diz que: "O objetivo é gerar um banco de dados com informações coletadas e propor um modelo matemático de alerta de enchentes” e "incentivar a promoção da tecnologia local, o sistema gera o controle centralizado das informações enviadas pelos sensores e parâmetros climatológicos, capazes de criar um sistema de alerta em Jaraguá do Sul”.
O investimento inicial será de aproximadamente R$ 50 mil. Valor extremamente baixo se comparado aos prejuízos que podem ser evitados se gerado um sinal de alerta municipal. A parceria com o Centro Universitário favoreceu a aquisição dos equipamentos por um custo menor. O objetivo é que em breve seja possível desenvolver esses equipamentos aqui na região.

Quem sabe em breve poderemos ter no blog um gráfico atualizado com os níveis do rios de Jaraguá. Aliando a tecnologia à segurança e aventura.