segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Limpeza do Rio Jaraguá


Com iniciativa do Clube de Canoagem Kentucky, em parceria com o SAMAE e a FUJAMA, os sócios do Kentucky estão empenhados para mais um trabalho de conscientização ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Jaraguá, através da limpeza que será no dia 15 de setembro de 2012.

O Clube de Canoagem Kentucky, desenvolve a mais de 15 anos os serviços de limpeza e retirada de entulhos das margens dos dois principais rios que cortam o município, o Rio Jaraguá e o Rio Itapocu, realizando o trabalho de conscientização de alunos e comunidade da região. Para a próxima limpeza, está previsto um trajeto de 6,2 quilômetros, desde a ponte próximo a Malwee malhas, no bairro Rio Cerro, até os fundos do parque municipal de eventos.
 A equipe do Clube de Canoagem Kentucky vai recolher neste trechos, embalagens plásticas, latas, entre outros materiais encontrados às margens do rio. Segundo o Presidente do Clube e coordenador dos trabalhos de limpeza dos rios, Renato Fritsche, a ação tem o objetivo melhorar as condições de vazão do rio, bem como garantir a limpeza e preservação do principal manancial da região.

Segundo Fritsche, antes de iniciar o trabalho de limpeza dos rios, o Kentucky já realizou trabalhos de reflorestamento da mata ciliar e ministrou palestras de conscientização ambiental em escolas da região. “árvores e galhos podres, pneus velhos, garrafas plásticas e muita sujeira são facilmente encontrados em várias partes do rio”, destaca.
Todo lixo retirado do rio ficará exposto em uma caçamba em frente à Sede do Kentucky durante aquele final de semana, e após, destinado pela FUJAMA ao aterro controlado. A operação está sendo supervisionada e conta com apoio dos Sócios e da comunidade em geral. Em caso de fortes chuvas ou nível do rio acima do normal o evento será cancelado e direcionado para outra data. 


Trabalho permanente
  
O Clube de Canoagem Kentucky tem feito também um trabalho permanente de conscientização dos moradores que residem em áreas ribeirinhas, como a distribuição de folhetos informativos, orientando-os a não jogar lixo no rio.
A operação de limpeza dos rios Itapocu e Jaraguá, deverá continuar com o reflorestamento da mata ciliar e novas ações a serem programadas em conjunto com outras entidades.

Segundo o Presidente do Clube, a parceria com empresas da região e órgãos públicos é bem vinda, na medida em que conta com voluntários, dispostos a colaborar para a preservação do meio ambiente. Esta ação, somada a preservação da mata ciliar, entre outras iniciativas, acredita ele, vai contribuir para a recuperação da qualidade da água do Rio Jaraguá. “Certamente vamos contar com uma água mais limpa, com uma grande quantidade de peixes, como tínhamos antes, e uma área preservada e de lazer, como sempre foi o Rio Jaraguá”, acrescenta Fritsche.

Assim como desenvolvemos o trabalho de limpezas de rios, visando a conscientizar alunos e a comunidade em geral, quanto a necessidade de reaproveitar os materiais recicláveis, o Clube também desenvolve os trabalhos voltados ao esporte da canoagem, participando e promovendo competições de canoagem em seus mais diversos níveis e segmentos, como as de corredeiras médias e fortes e também as provas de velocidade e longa distância, das quais o Clube acumula diversos títulos.