quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Copa Brasil de Canoagem de Descida realizada pelo Kentucky é sucesso

Aconteceu neste final de semana, na corredeira do rio Bracinho em Schroeder a etapa final da Copa Brasil de Canoagem de Descida. Cerca de 70 atletas vindos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e de Santa Catarina desafiaram as belas corredeiras do rio Bracinho em busca de melhores resultados para pontuação do Ranking Nacional. Nesta etapa 7 categorias da canoagem de descida estavam em jogo onde os atletas buscavam a perfeição da descida para atingir o objetivo de um pódio e a pontuação necessária para sair de Schroeder com o título de Campeão Brasileiro. O evento iniciou na sábado a tarde com uma competição de Rapid Racing na parte superior da ponte do Oberthir (próximo a Usina Hidroelétrica do Bracinho) trecho do rio que demanda mais experiência por parte dos atletas para vencer os obstáculos naturais como as pedras e curvas acentuadas, exigindo muita habilidade do atleta. Esta etapa de sábado não era oficial, ou seja, não valia pontuação do ranking Brasileiro, mesmo assim 49 atletas desafiaram as belas corredeiras e a dupla formada por Adilson Pommerening (Pomba) de Schroeder e Marcos Zanghelini (Zanga) de Jaraguá do Sul realizaram a descida de aproximadamente 1.500 metros em 03:40:71 sendo o menor tempo realizado e saíram como campeões do Rapid Racing.
No domingo pela manhã aconteceu a etapa oficial de descida, valendo o título da etapa e para quem estava bem ranqueado, poderia sair de Schroeder com o título de Campeão Brasileiro.
Abaixo relação de atletas vinculados à Confederação Brasileira de Canoagem que venceram em suas categorias:
Categoria
Vencedor
Cidade
K 1 Open
Ronaldo L. Araújo
Colatina – ES
K 1 Junior
Alexandre Pereira Toso
Itaocara – RJ
C 1 Open
Miguel F. Mulin
Santo Antônio de Pádua - RJ
C 1 júnior
Allysson Figueira
Santa Antonio de Pádua - RJ
C 2 Open
Adilson Pommerening e Marcos Zanghelini
Schroeder / Jaraguá do Sul - SC
Duck Misto
Francislei Fagundes e Vilson Volz
Jaraguá do Sul / Schroeder- SC
Duck Open
Joelson de Souza e Paulo da Cruz
Itaocara – RJ
Rafael Girotto e Gustavo Figueiró
Aquidauana – MS
Feminino Open
Luiza de Cavallieri
Aquidauana - MS
Turismo open
Adriano Gama Pereira
Itaocara – RJ

Com estes resultados da última etapa realizada em Schroeder, os atletas da região que buscavam pontos para o ranking Nacional, atingiram seus objetivos, a dupla da C2 - Adilson / Marcos e a dupla do Duck Misto – Francislei e Vilson venceram as sua baterias e consagraram-se campeões da etapa. Com os resultados do evento, quem mais festejou foi a dupla da C2 – Adilson e Marcos, além de vencer a etapa, ultrapassam os cariocas em pontuação e consagraram-se Campeões Brasileiros da categoria. Para Francislei e Vilson que venceram na duck misto, a vitória não foi suficiente para alcançar a outra dupla do Rio formada por Guilherme e Gisele Mulin e ficaram com o Vice-Campeonato Brasileiro.


Canoístas da escolinha do Jacaré fazem a diferença
            Diversos novos integrantes do Kentucky desceram com garra e com excelentes resultados tanto no sábado quanto no domingo. Apesar de não ter experiência em corredeiras, a categoria Duck iniciantes foi extremamente competitiva realizando inclusive em alguns casos, tempos melhores que atletas confederados.
Duck Iniciantes

GILSON CESAR CHRUCHELSKI/JOÃO VICTOR CHRUCHELSKI
00:15:31
RONALDO FRITSCHE/RENATO FRITSCHE
00:15:59
LUCIANO RAULINO/DANIELE FRITSCHE
00:16:14
ANTONIO C. CAMARGO/GIOVANE DE ALMEIDA MEURER
00:16:29
VILSON T. JR/SAMUEL FRECCIA DE OLIVEIRA
00:17:13
MARCOS ROGÉRIO FELIPE/ADILSON FERNANDES
00:17:19
MARCIEL BERNARDES/ADRIANO BERNARDES – Barra Velha
00:18:22

Turismo

JOSÉ HERBERT C.  FREITAS
00:13:29
AMARILDO GIACOMOZZI
00:14:57
IVALDO R. VARELA
00:15:01
CLEITON LUAN FRUHAUF
00:15:21
           
            O evento foi muito elogiado por canoístas de outros estados
Abaixo depoimento do canoísta Rafael Girotto, de Aquidauana – MS e do diretor do Comitê de canoagem Descida Miguel Ferreira Mulin:

“Parabéns pelo evento! Muito bem organizado, o rio estava excelente, com um bom nível de agua, e sem contar a recepção dos amigos de Santa Catarina sempre bem humorados e bem receptivos. Com certeza a melhor etapa do circuito...Ano que vem estarei ai novamente já pode se preparar... Abraços. Rafael Girotto”.

"O Comitê de Canoagem Descida da CBCa , aqui representado pelo seu diretor, Miguel Ferreira Mulin, vem agradecer ao empenho por todos envolvidos na organização da terceira e última etapa da copa Brasil de canoagem descida, que finalizou o ranking nacional da modalidade. 
Em particular aos organizadores, e todos do clube de canoagem de Jaraguá do Sul, não citarei nomes, para não ser injusto com ninguém, uma vez que não acompanhei de perto todo preparativo, mas só tenho a dizer que é esse tipo de evento que nossa modalidade precisa, onde quem sai ganhando é o atleta.
Deixo aqui minha satisfação com tudo, não consigo apontar um detalhe a ser alterado, mais sim a vontade de poder contar com vocês para o próximo ano."

Miguel Ferreira Mulin
Diretor comitê canoagem descida

A organização agradece todos os patrocinadores e apoiadores do evento e principalmente o apoio da Prefeitura Municipal de Schroeder.
Este evento foi realizado Pelo Clube de Canoagem Kentucky e supervisionada pela Confederação Brasileira de Canoagem.  

Segue algumas fotos do evento...