segunda-feira, 21 de março de 2016


FALTAM 11 DIAS PARA 1º  REMADA NO HUMBOLDT!!! NÃO PERCA!!!







1º ENCONTRO RIO HUMBOLDT (LULI SOARES)

O Clube de canoagem Kentucky em nome de seus associados vem convidar toda irmandade kayak do Brasil para prestigiar o 1º Encontro Rio Humboldt, neste evento homenagearemos “Luli Soares” um senhor muito simples e simpático que sempre nos atendeu com alegria e respeito, hoje descansa em paz e sempre será lembrado por todos que o conheceram.

DO ENCONTRO

O encontro tem como objetivo reunir amigos, trocar experiências e conhecer um novo rio, com este intuito nos dias 09 e 10 de julho de 2016 todos estão convidados a prestigiar nossa região que é rodeada por rios e natureza.

DOS RIOS

O Rio Vermelho está situado ao pé da serra do Mar em São Bento do Sul – SC. Trata-se de um rio de descida com largura média de 2 a 5 metros e cerca de 1 m de profundidade. O acesso é fácil sendo possível chegar de automóvel até o rio.

O rio é selvagem, área bem preservada de mata atlântica. No trajeto não há contato com casas ou moradores. No caminho até o rio é necessário cruzar várias vezes a ferrovia além de contornarmos o impressionante Morro da Igreja, maciço de pedra composto de três picos de +/- 600 metros de altura, local onde se pratica rapel e escalada.

É possível dividir o percurso em três etapas:
1ª Expedição Rio Vermelho

Acesso via Bruggen Straden (Estrada dos Bugres) a partir da localidade de Rio Natal. O trajeto tem em torno de 18 km – cerca de 5 horas de remada. Apresenta vários classe III, talvez II classe IV e 2 portagens de fácil acesso (apesar de ser possível descer pelo rio). É uma descida muito interessante em meio a muita mata e quase sem água parada.
Fizemos a primeira expedição em 2008 e a segunda em 2009.
2ª Rio Vermelho Parte Baixa

Trajeto a partir da ponte baixa próxima a ponte da ferrovia até a chegada ao Camping do Sr. Luli. São cerca de 4 km, a descida dura em torno de 1 hora. Apresenta alguns pontos classe III, o trajeto apresenta um “S” complicado e com bom desnível (poucos encaram). No final da descida, há um pequeno cânion com forte descida terminando com um salto de 4,5 metros onde as águas chegam muito fortes, ocasionando um caldeirão intitulado como “unha suja”, se virar o canoísta só sairá puxado por cordas.
3ª Rio Humboldt

Ao final do trajeto Rio Vermelho Parte Baixa, o rio encontra-se com o Rio Natal e ambos formam o Rio Humboldt. Neste ponto está localizado o camping do Sr. Luli Soares, trajeto leva em torno de 30 minutos – são cerca de 4 km. O Humboldt é o rio mais utilizado para descida na região. Nos anos 90 foi palco de várias provas de descida do Campeonato Catarinense, na época usávamos barcos de fibra do tipo turismo e K1 de descida (4,5 metros), apresenta alguns pontos de classe III. O rio continua estreito e apresenta muitas curvas entre pedras.
É possível saltar de caiaque da ponte pênsil que existe no meio do trajeto, que é muito bonito e ao final, o canoísta se depara com o Morro da Igreja aos fundos, com uma paisagem impressionante.

DOS PERCURSOS PARA O ENCONTRO

A organização do evento irá oferecer logística para os percursos: “2ª Rio Vermelho Parte Baixa” e “3ª Rio Humboldt”, por serem trechos de fácil acesso e serem mais seguros.

Canoístas experientes e queiram fazer a expedição fica sob responsabilidade de cada canoísta, caso necessitarem guia temos canoístas experientes que conhecem bem o rio. A organização não irá oferecer nenhuma infraestrutura para este trecho.
Lembramos ainda que esta expedição vitimou um de nossos integrantes Canoken no ano de 2015 e exige cautela.

Segue a camisa do evento: